Participei recentemente de um processo seletivo que me deixou profundamente frustrada. A comunicação foi feita inteiramente pelo WhatsApp, com agilidade para marcar a entrevista online e, em seguida, a presencial (predial). A inscrição foi feita pela plataforma Gupy, onde me informaram que a resposta sairia em uma semana.
Hoje é sexta-feira. Esperei ansiosamente por um retorno que nunca veio. Nenhuma mensagem, nenhuma ligação, apenas uma resposta-padrão genérica que só encontrei depois de muito procurar na plataforma, pois a vaga já havia sido encerrada.
Estou há exatos 8 meses sem emprego. Gastei dinheiro com passagem para uma entrevista presencial, me dediquei, me preparei... e no fim, fui ignorada. É exaustivo participar de processos seletivos que não oferecem nem um mínimo de empatia ou consideração. Falta humanidade.
Fica aqui uma dica para as empresas, especialmente antes de chamarem candidatos para etapas presenciais: se coloquem no lugar da pessoa que está buscando uma oportunidade. Será que ela tem condições financeiras? Será que está desempregada há meses? Será que é mesmo um "candidato ideal" ou só mais um número para cumprir processo?